1. Olá a todos.

    O cv abriu um post lá no GUJ para criticar/zoar/caçoar/falar mal/etc de todo tipo programador ruim. O post foi um sucesso, tendo mais de 10,000 visitas e sendo amplamente citado em diversos blogs!

    Isso prova que criticar/zoar/caçoar/falar mal/etc é fácil, e disso ninguém duvida. Difícil mesmo é orientar/ensinar/apontar o caminho/etc para aqueles que têm pouca ou nenhuma experiência prática . Algumas pessoas chegam a pensar algo do tipo: “Como ninguém me orientou quando eu era Jr., então que se f* todo programador Jr!”.

    Tenho certeza que aqui tem gente que não pensa assim, e que sempre está disposto a ajudar aqueles que estão nesta vida a pouco tempo, ralando. Se você está neste grupo, no grupo daqueles que sempre que pode, compartilha o que sabe e, mais importante, aponta “o caminho das pedras”, para que o Jr. possa se desenvolver por si só, então você deve responder a este post.

    Fazendo um link com o post do cv, gostaria de lançar aqui o seguinte desafio:

    Complete a frase: “Todo programador Java Jr. deve aprender…”

    Não vale escrever coisas do tipo: “… deve aprender Orientação a Objetos, Design Patterns etc”, pois isso não acrescenta p* nenhuma na vida daqueles que estão estudando a linguagem, os conceitos, os frameworks etc. Saber OO, por exemplo, é pré-requisito básico e obrigatório. O que muitas vezes nos falta são conselhos extremamente práticos, relacionados não só à teoria, mas muito mais à prática.

    Será que eu e os demais Jr’s. podemos contar com seus conselhos extremamente práticos?

    Forte abraço,

 

 

Fonte: javafree.uol.com.br